Avaliação Colégio Ética

Como parceiros da Rede Pitágoras, nós do Colégio Ética tivemos a oportunidade de participar no ano de 2018 da Avaliação Educacional realizada pelo INADE (Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional), que tem como objetivo fornecer às instituições de ensino avaliadas um diagnóstico do sistema educacional, por meio de indicadores e índices de qualidade relacionados à aprendizagem dos alunos e às condições em que esse processo é realizado.

Ficamos muito felizes em compartilhar os resultados positivos alcançados pela nossa escola, que ficou acima da média geral em todos os índices. Assim, gostaríamos de parabenizar toda nossa equipe pelo trabalho comprometido que reflete nesses resultados, parabenizar nossas crianças pelo lindo desempenho e aos familiares pela confiança e participação em nosso trabalho.

Proficiência Média

A Proficiência Média é a estimativa do rendimento médio dos alunos de um grupo na Escala INADE (500 a 1500), para cada uma das áreas de conhecimento avaliadas. Ela pode ser calculada por turma, por escola, por rede de ensino ou por um conjunto determinado de escolas.

A nossa nota é NOTA DA UNIDADE, circulada em vermelho.

Indicadores e Índices de Qualidade

São métricas calculadas para medir a qualidade das dimensões do modelo conceitual da avaliação.

IQA - Indicador de Qualidade da Aprendizagem

O IQA é uma nota, na escala de 0 a 10, atribuída à escola com base na distribuição das proficiências obtidas pelos seus alunos, nos quatro níveis de aprendizagem da Escala INADE, nas áreas de conhecimento avaliadas. A função do IQA, para a escola, é a mesma da nota para o aluno. Ele serve para explicitar a expectativa que se tem em relação à aprendizagem dos alunos, para monitorar o progresso da escola e, principalmente, para avaliar a qualidade do trabalho pedagógico dos professores e da equipe pedagógica.

Índices de Qualidade dos Processos

Para cada categoria de processos, foi criado um índice que sintetiza todos os indicadores contemplados nela. Assim, temos os índices de Qualidade do Ambiente Educativo de Casa (IQAEC), da Sala de Aula (IQSA) e do Ambiente Educativo e Gestão Escolar (IQAEGE).

Um grande ganho de ter esses três índices é a possibilidade de monitorar a qualidade das categorias ao longo dos anos.

IQAEC - Índice de Qualidade do Ambiente Educativo de Casa

O IQAEC mede as condições favoráveis do ambiente educativo de casa que levam o aluno a obter um melhor resultado de aprendizagem. Assim, esse índice apresenta a síntese dos resultados de todos os indicadores, juntos, da categoria “Ambiente Educativo de Casa”: Gerenciamento da Rotina, Dedicação aos Estudos, Participação da Família e Convivência Familiar.

IQSA - Índice de Qualidade da Sala de Aula

O IQSA mede as condições favoráveis da sala de aula que levam o aluno a obter um melhor resultado de aprendizagem. Assim, esse índice apresenta a síntese dos resultados de todos os indicadores, juntos, da categoria “Sala de Aula”: Interesse pela Leitura, Motivação dos Alunos, Envolvimento dos Alunos e Avaliação da Aprendizagem.

IQAEGE - Índice de Qualidade do Ambiente Educativo e Gestão Escolar

O IQAEGE mede as condições favoráveis da escola que levam o aluno a obter um melhor resultado de aprendizagem. Assim, esse índice apresenta a síntese dos resultados de todos os indicadores, juntos, da categoria “Ambiente Educativo e Gestão Escolar”: Ambiente Disciplinar, Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento de Valores, Relacionamento com a Família, Condições de Ensino, Interação entre Professores, Valorização dos Professores, Atuação da Diretoria e Atuação da Equipe Pedagógica.

FONTE: http://www.avaliacaoinade.com.br/Default.aspx

Postado em : 06/12/2018 17:50