Blog

A importância da conexão entre crianças e natureza

Nós, adultos, percebemos o poder restaurativo da natureza. Não é diferente com as crianças. Elas recebem essa recarga quando estão no ambiente natural.

A natureza acolhe qualquer tipo de humor. Se a pessoa está com raiva, pega um pedaço de pau e bate em troncos ou pedras. Se está aborrecida, a natureza oferece privacidade. Se quer paz, pode viver momentos de contemplação. O contato com a beleza natural mexe com a gente internamente. Entre as crianças provoca encantamento.

Existem pesquisas que comprovam quanto a natureza é importante para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças. Do ponto de vista físico, a forma como a criança se conecta com o ambiente natural é o corpo. Ao ar livre, ela corre, brinca de forma muita ativa. Se está em movimento, está ficando mais saudável. Há uma propensão menor a ganhar sobrepeso.

Para o desenvolvimento intelectual, a natureza proporciona um brincar criativo. A criança se desenvolve mais porque os elementos naturais inspiram a alma imaginativa. Ela cria e recria seus brinquedos com o que encontra na natureza. Se está caminhando numa floresta e acha um toco de árvore, pode subir nele, fazer que é um cavalo, um barco, um avião. O tempo todo a criança está criando significados. E a natureza também instiga intelectualmente pelo fato de ser um ambiente vivo. Tem cheiro, textura, tato. É um aprendizado exploratório. A criança segue uma formiga, vai recebendo informações do que o animal faz, percebe que participa de um mundo muito maior, de uma teia de relações vivas.

É importante ressaltar que não podemos associar natureza a doença e risco. Se brincar na areia, vai sujar. Se subir na árvore, vai cair. Em vez de proibir, podemos ter outra abordagem. Se a criança pede para subir numa árvore ou escalar uma pedra, o adulto responsável pode devolver a pergunta: “Vamos ver se você consegue?”. Ter uma atitude positiva. Ficar do lado ajudando. Faz parte da descoberta da autonomia da criança.

Mas que tipo de atividades podemos fazer com as crianças no ambiente natural? Ainda essa semana, num próximo post daremos algumas dicas de como nos reconectar à natureza em nosso dia-a-dia! ;)

 

Texto adaptado da entrevista da Laís Fleury, diretora do Alana e coordenadora da campanha Criança e Natureza para a revista Época.

Postado em : 07/08/2018 09:52