Metodologia e proposta pedagógica

Nossa proposta pedagógica fundamenta-se na teoria sócio interacionista, que parte da concepção de que, a criança é um ser social e histórico. Um ser em processo de desenvolvimento nas dimensões sociais, emocionais, afetivas, cognitivas e motoras.

Partimos da concepção de que o aluno é protagonista na construção do conhecimento. Assim, o processo de aprendizagem e conhecimento dos alunos são incentivados para que suas potencialidades sejam exploradas, respeitando sempre as diferenças, o individual com muita motivação.

Acreditamos que a base no processo de ensino aprendizagem do aluno seja o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo, das atividades físicas, motoras e artísticas, porém também buscamos o ensino no qual a aprendizagem tem em vista a aquisição de conhecimento e habilidades à formação de atitudes e valores de maneira significativa e prazerosa. O vínculo com a família, os laços de solidariedade e ações positivas para a vida social fazem parte do nosso ambiente e do nosso trabalho.

Trabalhamos com a Rede Pitágoras para todas as etapas de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Estes materiais são compostos de atividades que levam em conta não só a aprendizagem individual, mas também a aprendizagem compartilhada. Daí a diversidade de propostas: trabalhos e reflexões individuais, em equipe, em pequenos grupos, enfocando a interação entre professor, alunos e conteúdo sempre com princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ou seja, tanto a Rede Pitágoras quanto nossa escola visam a formação integral do aluno.