As notas baixas e o papel dos pais.

Por mais inteligente que seja a criança, a maioria dos pais já se deparou com um boletim abaixo das expectativas. Diversos podem ser os motivos por trás do desempenho ruim, tais como estresse, falta de planejamento nos estudos, timidez para tirar dúvidas, sono de baixa qualidade e até problemas sociais. Aqui listamos três dicas de ouro que acreditamos que os pais devem ter em mente para superar essa fase:

1. APOIO: emocional e estatisticamente, o apoio tende a apresentar resultados (principalmente a longo prazo) muito mais expressivos do que a punição, não só nas notas, mas também na confiança e tranquilidade do aluno ao ser avaliado.

2. FOCO NA CAUSA: entender que as notas ruins são a consequência de algum outro problema (como os citados acima), e não a causa, fará a solução ser direcionada para o que realmente fez com que aquele período não fosse bem aproveitado.

3. ROTINA: estudar deve ser um hábito adquirido através de uma rotina e de esforço. Procrastinar com tarefas e trabalhos tende a acumular conteúdo para a época de avaliações, e além de sobrecarregar os estudos, pode tirar o foco e a concentração nas provas.

Vale ressaltar que o corpo docente e a direção do colégio estão à disposição dos pais, e que o sucesso dos alunos é reflexo do quão bem ele se sente no ambiente do colégio e com a absorção de conteúdo em si. E na casa de vocês, quais tem sido as soluções adotadas - eficientes ou não - na hora de reverter esse quadro?

Postado em : 06/08/2018 22:53